quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fifa 12 , Decepção ou Inovação? Review do Rei

Resolvi escrever esse post de review sobre o jogo, pois depois de grande expectativa sobre a nova versão do FIFA acabou tornando para mim uma das maiores decepções.

Um jogo deve ser criado para entreter as pessoas, não importando se você perde ou ganha, muitos jogos de tabuleiro ou de cartas dão para nós, meros mortais, esse simples prazer de divertir por algumas horas sem se preocupar com nada: Truco, Poker, Imagem em ação, Banco Imobiliário cumprem com a tarefa sem problemas,não importando com vencer mas sim se você deu boas risadas e se divertiu. Lógico que se você perdeu, foi por falta de sorte ou erro de estratégia, mas isso era o de menos.

Jogos de Vídeo-games e PC deveriam seguir o mesmo principio, muitos conseguem, incluo nessa lista: Lost Vikings (PC), Nba Jam (Snes), Mario (Nintendo), F1 2010 (ps3) , Call of duty (ps3), Counter Striker(PC), starcraft (PC), assim como outros. Jogos de esportes deveriam estar no topo dessa lista, pois é difícil você achar uma pessoa que não gosta de um time em particular ou não pratica alguma esporte. Porém vejo que isso não acontece em séries de futebol.

Meu primeiro contato com jogos de Futebol foi em 94 em um pc 486 que estava a venda no Carrefour Dom Pedro. Enquanto minha mãe fazia compras, eu me deliciava jogando Fifa 94. Dava risada tentando fugir do juiz quando este queria me dar cartão. Arranjei uma cópia do jogo e diverti muito. Foi assim até o FIFA 98 quando eles introduziram um novo sistema de defesa (curiosamente parecido com o do Fifa 12), onde era necessário ter precisão para tira a bola do adversário, era extremamente difícil você ter precisão jogando em teclado o que algumas vezes me frustrava, porém com a baixa qualidade de IA e aquelas artimanhas de você estar na posição certa e chutar para o gol que entrava, tirava um pouco dessa frustração.

Em 99 o Fifa veio ainda pior, com inovações em relação ao passe o que não me agradou nem um pouco.

Para as produtoras de games de esportes, devido a necessidade de apresentar uma receita anual para agradar os seus sócios, lançam uma nova versão daquele esporte todo ano. Para agradar e atiçar a curiosidade do público criam novos features para o jogo (buscando logicamente mais vendas). O problema é que muitas dessas features acabam sendo negativas, atrapalhando a jogabilidade e o desenvolver do jogo. (Que para mim é a coisa mais importantes, depois vem os gráficos e por ultimo times licenciados).

Nesse mesmo ano tive meu primeiro contato com Winning Eleven (comecei pela versão 3), o jogo era totalmente em japonês, não entendia nada dos menus, porém era de uma jogabilidade até então desconhecida para quem sempre tinha jogado Fifa, os controles respondiam imediatamente, você poderia trocar a direção do seu jogador com rapidez e fazer jogadas incríveis, com um novo sistema de lançamentos tanto pelo chão quanto pelo alto, e ainda mandar seu jogador correr para receber a bola depois.

Nessa época a IA não era grande coisa, porém jogar com um colega era extremamente desafiante. E assim foi até chegar para mim uma das melhores versões do Winning eleven (a versão 6), um ano antes passou a ser chamado de Pro evolution soccer na versão européia. Perdi noites jogando esse jogo na casa de amigos que tinham o play 2 na época, mesmo sendo ruim (pois não tinha aonde praticar) me deliciava com todas as possibilidades e estratégias que você poderia criar real-time. Porém como tudo que é bom dura pouco, o Winning eleven começou a sofrer de sindrome de Fifa e para emplacar novos jogos incrementava a cada ano uma novidade (muitas vezes absurda), Em uma de suas versões colocaram a possibilidade do bandeirinha e o juiz errar, feature interessante, porém desagradou e muito a maioria dos fãs pois o juiz mais errava do que acertava. A jogabilidade também foi degradando ao longo dos anos... Começamos a entrar na Era escura dos jogos de Futebol. Fifa não ia bem (nem nas vendas) e as invenções junto com os 700 botões que você precisava executar para fazer um simples drible no W11, não agradavam os fãs. Nesse momento parei de adquirir jogos de futebol.

Isso foi até o ano de 2009. Ano Chave para o Fifa. Esse ano o Fifa literalmente faz uma cópia do que W11 tinha de melhor na sua época de ouro, juntando o que Fifa sempre foi melhor do que o W11: os gráficos. O jogo era cheio de Bugs (quem não lembra todos os jogadores fazendo aquecimento igualzinhos antes de cada partida), mas sua jogabilidade agradava a maioria dos fãs. Veio o Fifa 10 e logo em seguida o Word Cup (Que concordo com o Arnaldo, foi a melhor versão de Fifa feita até então), corrigiu os pequenos bugs do Fifa 09 e trazia uma experiência única o que fazia eu voltar a sorrir com os games de futebol. Enfim a alegria durou pouco..., No ano seguinte o FiFA 11 a EA começou a implementar uma IA que faria quase tudo para você, porém mas deixava os jogadores passando raiva do que satisfeitos com suas jogatinas, principalmente com os apagões da defesa. Tirando isso o jogo é apresentável e melhor que o PES desse ano. Enfim todos criam expectativas para o Fifa 12 principalmente em relação a engine nova de impactos que aos primeiros olhos impressionam.

Meu Fifa 12 chega na minha mesa na terça feira, havia jogado o Demo, porém não tinha ainda uma opinião formada sobre o jogo. Ao abrir o jogo minha primeira frustração: Não há manual, apenas um pequeno papel com seu online pass e outro com a garantia, porém nesse papel da garantia uma pequena esperança: “Manual dentro do jogo”. Ótimo penso eu. Ponho o jogo, me impressiono com os novos gráficos (realmentes estão muito melhores que o Fifa 11) e faço o pequeno tutorial sobre o novo sistema de defesa, a primeira vista não muito complicado. Ao chegar a tela de menu outra boa impressão: Os menus respondem de forma rápida (uma das grandes reclamações dos fãs), penso comigo: “realmente o jogo pode estar melhor”.

Depois de configurar os controles jogo minha primeira partida contra o computador. Começa ai minha decepção. O pc ganha de mim de 5 x 0 (até ai sem problemas), porém não consigo sentir uma jogabilidade confiável nos controles, e novo sistema de defesa (a la Fifa 98) mais atrapalha e confunde do que inova. Tento uma segunda partida, fico maravilhado com o sistema de impactos e com esquema de bater lateral rapidamente, porem nova decepção: Em um cruzamento do time adversário na minha área ao tentar trocar o jogador para cabecear (eu uso manual o sistema de troca) simplesmente a setinha de indicação de controle some da tela vai parar no meu atacante do outro lado campo. Fim de partida 3 x0 para o pc novamente.

Sem entender o porque aquele sistema de defesa que parecia mais simples no tutorial não funcionava durante o jogo fui buscar o manual dentro do jogo. Nova decepção: o manual tem pouco mais de 8 paginas, praticamente é a transcrição do tutorial e não ensina nem ao menos o básico para o jogadores. Fico pensando como um jogador que ainda não conhece o Fifa poderia teria interesse em aprender a jogar se não existia nem pelo menos um vídeo tutorial ensinando o básico (algo positivo do Fifa 11).

Bem ontem foi que realmente cai na realidade, no nosso campeonato de testes: Essa nova versão é ruim, o novo sistema de defender é confuso e não funciona adequadamente é possível um jogador pegar a bola do meio de campo e apenas utilizando o direcional sair sozinho na frente do goleiro. Após o desastre de ontem resolvi procurar alguma ajuda na internet e o Arnaldo acabou achando um vídeo interessante sobre como usar esse novo sistema. Resolvi utilizar as dicas do vídeo contra o computador. Nova decepção, tomei de 4 x 0 e praticamente assiti o time adversário jogar (fiquei com apenas 35% de posse de bola). Fiquei pensando como os jogadores mais casuais vão ter prazer de jogar isso se não é possível jogar de igual contra a IA.

Reconheço que acabei perdendo o tesão pelo Fifa depois disso, como eu disse no principio: jogos devem ser feitos para divertir e não para passar raiva pois você não consegue executar uma ação adequadamente. Não sei como anda o W11, mas vou voltar a procura-lo e ver se eles desistiram de ter a Síndrome de FIFA.

Deixo aqui meus comentários positivos e negativos do fifa:

Positivos;

· Novo sistema de impactos é muito legal (apesar de acontecer umas coisas bizarras de vez em quando)

· Os gráficos impressionam pela riqueza de detalhes e qualidade

· O menu finalmente ficou rápido

· Os apagões da defesa no Fifa 11 foi melhorado (não corrigido totalmente)

Negativos

· Não há manual e muito menos um tutorial explicando como jogar o jogo desde principio

· O novo sistema de defesa é irritante, difícil e na maioria das vezes confuso.

· A jogabilidade não está confiável é comum você direcionar a bola para um lado e na hora do toque a bola ir completamente do outro lado.

· Os controles não estão confiáveis, principalmente quando se troca de jogador.

· Jogar online, pode ser um desastre, pois como você não vê a qualidade da conexão do outro jogador, você acaba obrigado a jogar contra pessoas com latências altíssimas (o que ocasiona travamento durante os jogos)

· Como você não vê seu adversário online é comum você pegar adversários com a mesma cor de uniforme do seu time (cheguei a jogar Porto de azul contra Olimpique de Azul também)

· A barra de força está pequena e difícil de ver.

· O goleiro está imbatível no 1 a 1 (menos quando você sai com ele – dica deixa ele parado no gol), porém ele acaba errando com chutes de fora da área (muito rebatem e voltam para o pé do jogador adversário)

· Existe um tipo de chute que até agora não encontrei goleiro que defenda (voltamos ao velho 98), porém isso eu mostro depois.

Bem acho que é isso pessoal. Opinião pessoal do Rei: Espero que no Fifa 2013 eles corrijam tudo isso.

10 comentários:

  1. Boa tarde pessoal, fico feliz em anunciar que o meu mais novo livro já foi publicado:

    "O Declínio e a Queda do Rei: a estória de um plebeu que em 2 sucessivas batalhas fez o Grande Rei se afogar em suas próprias lágrimas."

    ResponderExcluir
  2. Eu curti o jogo. Não achei que a jogabilidade ficou pior, só acho que ainda não nos acostumamos com o novo sistema de defesa. Como eles disseram, o objetivo era tornar a marcação mais difícil do que simplesmente apertar X repetidamente, como era no Fifa 11. Isso eles conseguiram, e agora temos que treinar em cima desse novo esquema.
    Qto aos bugs, como a troca de jogador que não funcionou, ou um passe que saiu pro lado errado, ou um sistema idiota que faz com que 2 times joguem com a mesma cor de camisa, é o tipo de coisa que ocorre em todas as versões. Realmente enche o saco, espero que saiam correções muito em breve.

    Mas mesmo que superficialmente (devo ter jogado uns 5 jogos ontem, só), ainda preferi o Fifa 12 em relação ao 11. Os apagões da zaga eram minha maior reclamação na versão anterior. Vamos ver, talvez minha opinião mude depois de ter o jogo em casa. rsrs

    E Rei, se for pela demo, pode desistir de que PES12 seja melhor que o Fifa 12. Quem sabe no 13. :-)

    PS: Bernardo, ganha 4 torneios seguidos e a gente conversa! rsrsrs
    PS2: To zoando, parabéns pelo título de ontem!

    ResponderExcluir
  3. Depois desse Curriculo, não é à toa que o rei é o rei.

    Mas o Naná vai ter que suar para manter a fama agora!

    ResponderExcluir
  4. Realmente me emocionei com a história do Rei.. Se for publicada, vai vender mais que a biografia do Steve Jobs, certeza!!

    Todos já adquiriram o FIFA12? Estão perdendo tempo, o Rei está furioso, treinando 12 horas por dia pra manter a coroa!!!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, para quem não sabe, segue abaixo o significado do título honoris causa:

    A instituição dos doutoramentos honoris causa nasceu com o intuito de distinguir personalidades eminentes que, pelo vulto da obra realizada, enriquecem a vida cultural e social. É uma forma de homenagem por meio da qual se exprime gratidão a alguém e se procede ao reconhecimento público pelo seu valioso contributo no exercício de uma determinada profissão, no serviço prestado à comunidade ou na defesa de uma causa importante.

    Sem mais...

    ResponderExcluir
  6. Arnaldo,

    Parabéns pela sua grande conquista neste último trimestre. Não sei quantos torneios você ganhou, e também não sei se ganhou alguns consecutivos, afinal de contas, estas coisas todo mundo esquece.

    Mas uma coisa ninguém esquece, quem foi o campeão do 3º trimestre.

    Parabéns por isso.

    Sem mais...

    ResponderExcluir
  7. Valeu Bernardo, obrigado pelo reconhecimento.

    Realmente a minha estratégia é objetiva: ganhar o campeonato. O segredo é não me preocupar com recordes ou estatísticas que não levam a lugar nenhum, tipo quantos gols fiz por partida, quantos torneios ganhei em sequência, assim me mantenho focado 100% no campeonato!!

    Esses recordes são legais para os novatos, mas o que importa são os títulos!!!

    ResponderExcluir
  8. Não há a menor dúvida de que o objetivo de um competidor deve ser sempre o título, e o Arnaldo merece todas as congratulações por alcança-lo nesse trimestre, assim como pela forma inquestionável como o fez. Os recordes, os gols bonitos, as vitórias acachapantes, tudo aquilo que torna o futebol um dos esportes mais admirados no mundo inteiro, é consequência de um trabalho bem feito, da precisão mecânica e da criatividade artística dos protagonistas deste espetáculo. E o valor que cada um dá a esses detalhes varia conforme a experiência de vida. Quem torce por um time como o Santos, por exemplo, tem bagagem suficiente para admirar os jogadas plásticas de gênios da bola como Pelé e Neymar. Por outro lado, algumas torcidas, como Fluminense e Corinthians, se conectam espiritualmente ao time através do sofrimento. Não há nada de errado em um ou outro, são apenas formas distintas, mas igualmente válidas, de se enxergar o esporte.

    Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo novamente pela recente conquista, Bernardo, e desejo sinceramente que ela represente para você um recomeço, um pequeno primeiro passo rumo a uma posição de destaque que um dia já foi sua, segundo me foi informado (afinal, sou tão novato que não cheguei a tempo de presenciar o seu auge, apenas a derrocada).

    Abraços cordiais! :-)

    PS: ninguém mais vai opinar sobre o fifa 12?
    PS2: dono do blog, já dá pra taggear esse post como Rivalidade? :-)

    ResponderExcluir
  9. Prezado Sr Vinicius
    Você tem razão em relação à maneira como enxergo o esporte, afinal, sofri muito na ultima vitoria do Fluminense.
    Já você deve ter se entretido bastante com as presepadas do Neymar. Acredito que ele deva ter batido o recorde de dribles em um jogo.
    Cordialmente,

    ResponderExcluir
  10. Preferi o FIFA 12. Agora consigo jogar d igual pra igual com os viciados de plantão. Não tem mais os gols maceteados de cruzamento e chutoes pra frente onde sempre a defesa levava a pior. Mas ainda tem o melhorar no FIFA 12. Já vi bugs onde a bola fica presa num jogador deitado no chão dentro da área onde a bola sobra p atacante adversário fazer o gol. Sem contar com vários tromboes entre jogadores sem o juiz dar falta. Apesar dos bugs o FIFA 12 é uma grande promessa.

    ResponderExcluir

Poste aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...