quinta-feira, 22 de março de 2012

A bola entrou?

A bola entrou ou não?

Por esse ângulo você é capaz de ter certeza que a bola entrou?

E por esse outro ângulo do mesmo lance? Ainda mais de perto...


Esse lance aconteceu em um momento crucial da disputa pela vaga na semi-final em nosso campeonato no torneio #todomundoloco entre Milan e Paris Saint-Germain.

O que fazer? Nada... é video-game!

E se trouxermos essa dúvida para a realidade? Pro futebol de verdade...

A cada nova rodada, diante de tanta câmera de televisão, sempre há um ou outro lance que gera dúvida e com isso trás mais polêmica e discussão!

Quem não se lembra dessa imagem?


É por isso que a FIFA está cada vez mais perto de adotar sistemas tecnológicos no futebol.

Em reunião realizada no começo desse mês, a International Football Association Board aprovou dois dispositivos, entre oito avaliados, que identificam se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. Somente em julho, a International Board decidirá se vai escolher alguns destes sistemas para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Somente os dispositivos "Hawk-Eye" e "GoalRef" foram aprovados durante a reunião. A International Board os considerou "muito positivos", sem dar maiores detalhes sobre as avaliações. O primeiro sistema já é utilizado nos principais torneios de tênis do mundo. Através de câmeras, o "Hawk-Eye" cria uma projeção visual da jogada e revela se a bolinha caiu dentro ou fora da quadra.


No entanto, a definição sobre a eventual escolha de um dos sistemas ficará para julho.

Enquanto isso... ficamos com a tecnologia à nosso dispor em FIFA12 e é possível "cravar" que a bola NÃO entrou e o jogo continuou no 0x0.



Como diz a regra:
"Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;

Azar do Paris Saint-German que acabou sendo eliminado com um gol no portal dos 90 minutos...

E sorte do Milan que sagrou-se campeão ao final do torneio!

O que você acha?
O uso da tecnologia no futebol irá ajudar ou atrapalhar?
Como seria feita a introdução dessa nova regra?

Fica aberto o debate...



3 comentários:

  1. A principio como novidade ela será algo fantástico. Resolverá as dúvidas de torcidas apaixonadas e trará alegria (e tristeza) para os times.

    Porém vejo que a longo prazo confiaremos tanto na tecnologia que não seremos mais capaz de realmente duvidar se a bola entrou ou não, o que pra mim isso vejo como algo ruim. Poderemos confiar tanto em um dispositivo sendo que ela é feito e controlado por humanos (que somos sujeito a errar)?? Essa sempre é uma questão que carrego quando queremos automatizar algo que fazemos.

    Ou será mesmo que a bola de tenis não pegou nem um pouco na linha porém o programa(feito por humanos) disse que foi para fora, e o juiz com a confiança abalada pelo sistema eletrônico acatou do juiz virtual.

    Apesar de xingar, ficar bravo, acho que o erro humano (seja juiz, bandeirinha, jogador) faz parte do espetáculo do futebol e deixa ainda mais emocionante o esporte mais quero do planeta

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAA

    Um ultimo comentário. Todo mundo cita a questão do gol da Inglaterra contra Alemanha, como exemplo que isso para aplicar uma técnica de "automatização do gol".

    Para mim se o gol fosse dado, não faria diferença alguma no resultado final, pois a Alemanha foi superior o jogo inteiro frente a inglaterra, Pelo que me Lembro a Inglaterra conseguiu dar 2 Chutes ao gol apenas e de resto tomou um baile da Alemanha....

    E não ficaria surpreso que essas duas tecnologias venham exatamente de Londres =p

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de ver esse recurso em campo...

    Mas minha sugestão seria de:
    - Limitação de um desafio por jogo;
    - Ao utilizar o desafio o time perderia uma substituição;
    - Caso o time já tivesse feito todas as substituições não poderia fazer o desafio;

    ResponderExcluir

Poste aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...