quarta-feira, 20 de março de 2013

Conjunções Coordenativas Adversativas

Esse é o nome do palavrão que é assassinado todos os dias por nossos amiguinhos no facebook, e que chegam a revirar as tripas dos que não dormiram em todas as aulas de português.
Em mais um episódio filosófico de utilidade pública no megafifa, além de acertar o gol virtual, estimulamos os fãs do esporte sedentário a não utilizar o MAIS com fins "não aditivos" ou de intensidade.
Mais e agora? (Dói escrever isso)
Mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante, temos uma série de opções MAIS (não mas) adequadas ao expressar contraste.
Exemplo:
Wagner fez uma boa temporada, MAS Felix acabou sendo o campeão precocemente, AINDA QUE, historicamente, houvesse a possibilidade de amarelar no último instante.
TODAVIA, como dito, Felix superou quais sejam seus traumas relacionados à momentos decisivos e conquistou a vaga para a disputa do reinado!
CONTUDO, poder-se-ia invocar a antiga regra de que o segundo lugar terá seus pontos contados em dobro no último campeonato da temporada, caso consiga uma vitória perfeita (flawless victory, para fãs do Mortal Kombat), ou seja, se o Wagner ganhasse todos os jogos do campeonato de hoje sem tomar nenhum gol, receberia 50 pontos na tabela!
Que reviravolta seria, ahn?
NÃO OBSTANTE, este exemplo se resume a uma daqueles textos exemplificativos que a tia Maricota da escolinha inventava para ajudar os alunos a fixarem o conhecimento.
AINDA QUE fosse extremamente atrativo imaginar o Felix subindo na mesa e quebrando o computador como um bonobo furioso com a recém descoberta regra, deveremos nos contentar com uma leve taquicardia e olhos arregalados para o monitor.
Pode ter sido um exemplo emocionante, e MAIS, tentador, MAS creio que as conjunções adversativas ficaram muito mais simpáticas ao tirarem ele dessa fria, não?
MAIS conhecimento no mundo de FIFA! Até mais!

3 comentários:

  1. Grupos: Ja estão selecionados

    http://challonge.com/cca_a
    http://challonge.com/cca_b
    http://challonge.com/cca_c

    Classificam 2 por grupos
    Grupo B é misto B1

    B2 vai jogar com a conta rfgsantana
    Otavio vai jogar com a conta tavicous

    podem começar

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Poste aqui:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...